Rádio 96FM de Nova Serrana

Notícia

POLÍTICA

Notícias/POLÍTICA04/11/2026· KF News

Democratas saem na frente nas eleições de meio de mandato nos Estados Unidos

Foto: Mikhail Nilov/Pexels

Com as primeiras seções eleitorais fechando na noite desta terça-feira (3), o Partido Democrata abriu vantagem nas midterms, as eleições de meio de mandato dos Estados Unidos. O partido conquistou 11 cadeiras na Câmara dos Representantes, contra apenas três dos republicanos. Milhões de americanos foram às urnas para decidir quem vai controlar o Congresso pelo resto do governo de Donald Trump.

As seções começaram a fechar em Indiana e Kentucky às 18h no horário do leste americano, 20h em Brasília. O Alasca só encerrou a votação à 1h de quarta-feira (4). Problemas em máquinas de leitura de cédulas foram registrados em condados da Geórgia, Iowa, Mississippi e Nova York, causando atrasos na votação e na apuração.

O histórico pesa contra Trump: desde a Segunda Guerra Mundial, o partido do presidente em exercício perdeu espaço no Congresso em quase todas as eleições de meio de mandato, com exceção de duas ocasiões. A aprovação do presidente está próxima dos piores índices, em meio à insatisfação dos eleitores com a guerra contra o Irã, a alta dos combustíveis e o aumento do custo de vida.

Trump declarou nesta terça que pretende cortar o repasse anual de US$ 3,8 bilhões a Israel, mas não deixou claro como faria isso, já que uma lei de 2020 define esses valores. No Texas, o democrata James Talarico, 37 anos, disputa contra o republicano e procurador-geral Ken Paxton, 63, que recebeu centenas de milhões de dólares em doações do empresário Elon Musk. O Departamento de Justiça mobilizou mil fiscais eleitorais nos 50 estados, na que classificou como a maior operação de monitoramento de um dia de votação da história do país.

Fonte: Jornal de Brasília