Rádio 96FM de Nova Serrana

Notícia

POLÍTICA

Notícias/POLÍTICA11/10/2026· KF News

Governo Lula corre para votar fim da escala 6x1 no Senado ainda esta semana

Foto: Divulgação/Poder360

O governo Lula está na corrida para aprovar a PEC que acaba com a escala 6 x 1 antes do segundo turno das eleições. A líder do governo no Senado, Teresa Leitão (PT-PE), planeja protocolar um requerimento na terça (13.out) ou na quarta-feira (14.out) para criar um calendário especial que pula as 3 sessões de discussão obrigatórias entre o primeiro e o segundo turno da votação.

Sem esse calendário especial, o segundo turno da PEC só poderia acontecer na última semana de outubro, por causa do intervalo regimental de 5 dias úteis exigido pelo rito normal. A meta do governo é reunir 54 assinaturas de senadores para protocolar o pedido. Até domingo (11.out), o número exato de assinaturas não foi divulgado, mas o governo afirmou confiar na aprovação.

O líder do PT no Senado, Camilo Santana, disse que o governo vai cumprir o rito das sessões e que "não tem dúvida" de que a proposta será aprovada pela importância de garantir dois dias de descanso aos trabalhadores. Camilo também afirmou que "há uma tentativa do Flávio Bolsonaro e das senadoras ligadas a ele de não votar a escala 6 x 1". A campanha de Flávio Bolsonaro (PL) de fato orientou aliados a se absterem na votação. Lula disse ter sabido dessa orientação pela imprensa.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), sinalizou que pode aceitar um número menor de assinaturas para colocar o requerimento em votação. A PEC precisa de pelo menos 49 votos favoráveis — três quintos dos 81 senadores — em cada turno para ser aprovada. No domingo, em ato na Avenida Paulista, Lula convocou a população a acompanhar e fiscalizar a votação no Senado.

Fonte: Poder360