Rádio 96FM de Nova Serrana

Notícia

POLÍTICA

Notícias/POLÍTICA28/10/2026· KF News

PT oficializa apoio a Hugo Motta e número de partidos favoráveis chega a 15 na Câmara

Foto: Divulgação

O PT formalizou nesta terça-feira (27) apoio à reeleição de Hugo Motta (Republicanos-PB) na presidência da Câmara dos Deputados. A decisão foi anunciada em conjunto com o PCdoB, após reunião da bancada petista com deputados em exercício e eleitos para a próxima legislatura. Com a adesão do PT, já são 15 partidos que endossam a permanência de Motta no cargo, o que consolida sua candidatura e aprofunda o isolamento do PL na disputa.

Flávio Bolsonaro (PL) havia recomendado às legendas de centro que não apoiassem Motta, criticando a aproximação do parlamentar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O apoio petista veio um dia após Motta se encontrar com Lula e com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). Os três posaram para fotos de mãos dadas, e aliados descreveram o encontro como positivo.

Entre os partidos que já declararam apoio a Motta estão União Brasil, PP, PSD, MDB, Republicanos, PSDB e PDT, além de outras siglas. A decisão do líder do PSD, Antonio Brito (BA), de apoiar Motta foi considerada crucial, já que ele era visto como potencial adversário. Vale lembrar que o voto para a presidência da Câmara é secreto, então o apoio partidário não garante automaticamente todos os votos.

No Senado, o foco do PL passa a ser viabilizar a candidatura de Rogério Marinho (PL-RN) para disputar o cargo com Alcolumbre. O atual presidente do Senado recebeu nesta mesma terça o apoio da federação União Brasil-PP, que destacou a experiência de Alcolumbre e a necessidade de estabilidade. A aproximação do Planalto com as lideranças do Congresso é vista como estratégica para destravar votações de interesse do governo.

Fonte: Jornal de Brasília